O trabalho da Creche Amadeu Barros Leal tem como principais beneficiários as crianças que nela são acolhidas.

Com vistas a oferecer a esses pequenos cidadãos um acolhimento digno e que os ajude a quebrar o ciclo de exclusão social que frequentemente envolve suas famílias e se perpetua de geração em geração, o trabalho da Creche é organizado em três Programas, realizados por ela junto às próprias crianças, suas famílias e sua equipe.

Crianças

As crianças, todas elas de zero a quatro anos incompletos, são acolhidas pela Creche de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Durante esse período elas se beneficiam de um programa socioeducativo e médico-nutricional.
Do ponto de vista socioeducativo, durante sua estada na Creche as crianças realizam atividades que têm como objetivo o seu desenvolvimento cognitivo/educacional e social/emocional. Essas atividades são organizadas e desenvolvidas por profissionais qualificadas, sob a supervisão de pedagogas.
A parte médico-nutricional do atendimento é constituída de cinco refeições diárias, que são cuidadosamente preparadas com o objetivo de fornecer às nossas crianças a base nutricional necessária ao seu desenvolvimento físico e cognitivo. Esse tratamento é completado por consultas com médico pediatra e com dentista.

Famílias das crianças

Sempre objetivando o bem-estar de nossas crianças, a Creche oferece às suas famílias um programa que visa à melhoria de sua autoestima, o combate à violência doméstica e seu engajamento na promoção da dignidade da criança.
Assim, a Creche organiza de tempos em tempos seminários, palestras e outras atividades que têm como público alvo as mães e pais das crianças assistidas. Essas atividades têm como foco conscientizar e empoderar as famílias quanto às necessidades físicas, mentais e emocionais das crianças e quanto aos impactos da violência doméstica sobre o psique infantil, dentre outros temas.

Equipe

Como forma de cumprir sua missão de proporcionar dignidade e um tratamento humano e de qualidade à criança acolhida, a Creche oferece à sua própria equipe um programa de capacitação constante e de engajamento na promoção da dignidade da criança. Com essa finalidade, ela organiza seminários, palestras e discussões em grupo que têm como público seus funcionários e colaboradores voluntários. Essas atividades têm como foco debater e informar sobre objetivos e técnicas pedagógicas e sobre as necessidades das crianças, dentre outros temas.